NOTÍCIAS

05-MAR-2023

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

#Administração 05 DE MARÇO DE 2023

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 28 dia(s)

Partiu ENEM 2024!!!

A Prefeitura Municipal de Espírito Santo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, [...]

#LeiPauloGustavo Há 1 ano(s)

Prefeitura Municipal de Espírito Santo abre inscrições para editais de Produção Audiovisual da Lei Paulo Gustavo

PREFEITURA MUNICIPAL DE ESPÍRITO SANTO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAIS DE PRODUÇÃO AUDIOVIS [...]

#Educação Há 1 ano(s)

Jogos Escolares Municipais

Unindo talentos, esforço e espírito esportivo, aconteceu no último dia 14/11, os Jogos E [...]

#NovembroAzul Há 1 ano(s)

Dia D - Dia do Cuidado a Saúde do Homem

Nessa terça-feira, dia 21/11 , a Secretaria Municipal de Saúde estará promovendo dia D d [...]

#FebreAftosa Há 1 ano(s)

2ª Etapa Febre Aftosa

Atenção, produtor! A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começo [...]

#Tributo Há 1 ano(s)

REFIS 2023 (Programa de Recuperação Fiscal)

Fique em dias com o município!

#AssistênciaSocial Há 1 ano(s)

Secretaria de Assistência Social realiza entrega dos kits do Programa Alimenta Brasil

Entrega do Kit’s do Programa Alimenta Mais Brasil, uma parceria com a Conab, para as famílias beneficiadas.

#ConselhoTutelar Há 1 ano(s)

Conselho Tutelar 2023

Confira os locais de votação pra Conselho Tutelar 2023

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito